domingo, 14 de agosto de 2016

Sri Balaram Purnima



“O serviço devocional ao Senhor Supremo é a soma e substância da alegria da vida.”

                                                                                                                             17 de agosto de 2016

Sinto-me muito feliz de estar aqui hoje compartilhando com vocês a alegria da lua cheia do templo de Krishna-Balaram. Neste dia, enquanto compartilhamos uma festa tão bonita aqui em Bogotá, faz-nos recordar que o serviço devocional ao Senhor Supremo é a soma e substância da alegria da vida.
Sempre queremos dar alegria aos devotos, certo? Bom, Krishna também busca alegrar aos Seus devotos constantemente. Por exemplo, quando Krishna toca a flauta e hipnotiza os corações das gopis, elas começam a querer escutar mais e mais essa flauta. Assim, elas vão até o vamsi-vat em Vrindavan onde Krishna está tocando a flauta sob uma árvore. Ele permanece com os olhos fechados até o ponto que se dá conta que as gopis estão ali. Nesse momento Krishna pergunta o que elas fazem ali, pois não é muito correto que damas como elas andem pela floresta sozinhas a essas horas, inclusive as manda às suas casas, mas as gopis não querem voltar. Então, Krishna pergunta o que querem e as convida a dançar. Ele quer apenas alegrar Suas gopis.
Então, quando Deus toca Sua flauta, ou quando fala Seu Bhagavad Gita, tudo isso está completamente dirigido por Ele mesmo. Essa é a pura misericórdia do Senhor conosco. Eu me sinto muito feliz de ver que todos vocês aqui presentes têm escutado a flauta de Krishna e vieram de diferentes partes do mundo participar deste belo festival. Todos vocês chegaram hoje aos Pés de Lótus de Gouranga Radha Vrajesvara. (...)
Sri Balaram é o melhor guardião da Mãe Natureza, pois Ele carrega Seu arado para trabalhar na terra e plantar a semente do Bhakti, a semente do amor por Krishna. Todos aqueles que são conscientes de Krishna e têm o serviço de cultivar a terra cumprem com uma tarefa muito especial, porque eles estão seguindo os passos de Sri Balaram, eles estão trabalhando na terra para Krishna e assim poder oferecer os frutos ao Senhor. Hoje é o dia em que também celebramos a todos os vaishnavas que estão servindo nas fazendas conscientes, cuidando dos cultivos orgânicos, etc. Este é um Balaram-seva.
Por outro lado, existem mais serviços relacionados com Sri Balaram. Nossa família também tem um Balaram-seva, um exército sob as ordens de Sri Balaram, onde devotos estão lutando para cuidar da terra de Sri Krishna em Vrindavan, trabalhando para limpar e embelezar Vrindavan. Todos vocês podem ser parte deste Balaram-seva e apoiar o serviço que estamos fazendo no Dham, pois tudo o que recebemos pela misericórdia de Srila Prabhupada vem de Vrindavan: o maha-mantra – é de Vrindavan; as Deidades que adoramos – vêm de Vrindavan. Vrindavan está presente constantemente em nossas vidas, por isso este programa mantido por nossos irmãos que estão servindo no Dham é muito importante e precisa de nossa ajuda. É um grande gosto para nós este serviço e é algo que temos aceitado com total felicidade. Realmente é algo lindo e grandioso.
Sri Balaram se manifesta como o Mestre Espiritual, Ele é o administrador original. Por isso, neste dia também recordamos a todos aqueles devotos que têm responsabilidades administrativas a seu cargo, que são líderes, presidentes de templos, que estão sempre protegendo e animando aos devotos a se manterem fazendo serviço e cuidando para que as comunidades sigam adiante.
Hoje lembramos de Srila Prabhupada, quem recebeu a instrução de Sri Nityananda Prabhu de levar Consciência de Krishna ao Ocidente de forma honesta e cumprida. Sri Krishna e Balaram estão presentes em Bogotá para nos lembrarem que devemos fazer tudo de uma forma muito organizada.
O Srimad Bhagavatam narra muitos passatempos de Sri Balaram. Krishna e Balaram são inseparáveis, mesmo que às vezes tenham opiniões diferentes, sempre estão juntos. Sri Balaram é o perfeito assistente dos lilas de Krishna, Ele se manifesta como a mrdanga, como o asana, como o protetor, etc. Isto é o mais importante que devemos lembrar: Sri Balaram representa a proteção de Sri Krishna, proteger tudo o que pertence ao Senhor Supremo. Essa é a nossa tarefa!
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário