domingo, 13 de setembro de 2015

Chat revelado




Por Srila B. A. Paramadvaiti Swami e Srila B. V. Atulananda Swami



"As distintas circunstâncias são para provar a qualidade da nossa sabedoria e a sabedoria não é sentimental senão que substancial."



GM: - Estou muito agradecido por viajar com Gurudeva Atulananda neste lindo país da Bolívia.
GA: - Eu também me sinto o mais afortunado na santa companhia de Gurudeva Paramadvaiti e todos os vaishnavas.
GM: - Agora estamos indo à selva de Coroico e amanhã à selva de Inka Huara.
GA: - Estaremos aos pés do Sagrado Uchumachi Govardhan.
GM: - Esta montanha conta entre as mais sagradas entre os povos Aymaras.
GA: - Lá está Radha Kanta prabhu com sua esposa Vaikhunta e seu filho Vaikanash fazendo um lindo serviço.
GM: - É maravilhoso ver casais de grihastas como pioneiros na vida ecológica das Eco Yoga Aldeias.
GA: - Um verdadeiro exemplo da linda vida de grihasta dedicada ao serviço do Supremo.
GM: - Eu acredito que uma família que se dedica à pregação de Consciência de Krishna é um presente muito especial e pouco comum de encontrar.
GA: - Por isso estão pregando com seu exemplo e exemplo vale mais que o preceito, esperamos que isto inspire a muitos outros casais.
GM: - A etapa pioneira de estabelecer as Eco Yoga Aldeias requer pessoas com ideais elevados.
GA: - De um ideal tão elevado que nos sentimos felizes, abençoados e orgulhosos em ter essa companhia.
GM: - O que você disse sobre o exemplo ser mais valioso que o preceito é algo muito duro para assimilar, porque podemos ter ideais lindos e elevados, mas levar à prática nos exige praticamente um estado de realização elevado.
GA: - Claro, eu diria que o preceito nos conduz ao exemplo, e justamente o preceito o recebemos como uma bênção de nossos gurus e dessa maneira o som vai nos formando.
GM: - E aí neste nível vemos que os devotos muitas vezes encontram dificuldades de manter um estado muito elevado de contínuo exemplo.
GA: - Mas ainda que não possamos manter o exemplo com continuidade, não devemos nos desanimar, há de entender que o mesmo chão que nos faz cair, nos serve de apoio para levantarmos.
GM: - Jay! Suas palavras me dão muita esperança.
GA: - Ou como disse Srila Sridhar Maharaj: "A Grandeza de um homem está medida pela qualidade do seu ideal".
GM - Este ideal mais elevado da Rupanuga Sampradaya oferece até medicina para a doença mais poderosa da existência material que é a luxúria material.
GA: - Esta luxúria material nos arrasta para a infidelidade, a ser infiel com Krishna e essa alma infiel jamais poderá ter sequer paz, felicidade ou sabedoria.
GM: - Os quatro princípios regulativos que aceitamos ao iniciar este caminho são muito bem projetados para nos curar da inveja de Krishna.
GA: - Justamente essa inveja de Krishna é a que não nos permite o esforço para fazê-Lo feliz, e essa é justamente a causa da nossa própria infelicidade.
GM: - É interessante, porque isso significa que cada vez que um devoto não está feliz com o que faz, com sua posição ou com as companhias que tem no momento, na verdade está sofrendo pela inveja que tem de Krishna e Seus devotos, de uma forma ou outra.
GA: - Sim, como esse lindo lema que você tem: "Sejamos felizes sofrendo por Krishna", essa é a essência do gopi-bhava diria eu, porque a aspiração mais elevada deve ser pelo sacrifício mais elevado, como diz Srila Sridhar Maharaj.
GM: - Agora você está levando esta conversa a níveis onde eu já não entendo nada, menos mau que existe o livro de Krishna de Srila Prabhupada.
GA: - Bom, seja o que for, alguma gopi ou Srimati Radharani mesma soprou essa frase tão gloriosa e valiosa que me salvou muitas vezes.
GM: - Sofrendo para fazer feliz a Krishna é um conceito muito elevado, mas por outro lado escutamos muito dos devotos que apesar de toda sua vida ser tão bonita, ainda sofrem estando com os sadhus ao seu lado. Como sankirtaneiro, sadhaneiro ou tolerando a convivência é muito comum que exista lamento e incerteza de como continuar com esse tipo de vida.
GA: - Há alguns dias você disse algo que eu gostei muito, disse que as distintas circunstâncias são para provar a qualidade da nossa sabedoria e disse que a sabedoria não é sentimental senão que substancial, então eu diria que avançamos pelas forças do sofrimento, como diz o lema gringo: "No pain, no gain".
GM: - (rindo) "Sem dor não há ganho", oh mama mia, Gurudeva com sua pregação sempre põe o dedo na dor, por isso os devotos gostam tanto de escutar seu Hari-katha, nos entusiasmamos ao escutá-lo.
GA: - Outro dia li algo muito forte de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta, onde ele dizia que devemos nos sentir felizes quando sintamos que Krishna nos deixou, quando sintamos a ausência de Krishna e nesse momento devemos pensar que Krishna deve estar muito feliz por estar longe de nós, "Krishna Se salvou de estar comigo, Ele deve estar muito feliz neste momento", assim devemos pensar.
GM: - Este pensamento ainda não havia escutado e preciso de um bom tempo para digeri-lo. Como você disse: medicina pesada. Sem dúvidas, minha mente pouco devocional me diz: "É difícil para eu acreditar que faria Krishna feliz eu me afastando dEle", além disso, tem que saber o que Srimati Radharani diz sobre isso. Esta coisa está ficando mais difícil do que eu pensava!
GA: - Claro, outro dia você disse que Srimati Radharani enviou Krishna para pregar, que por isso havia vindo como Sri Caitanya Mahaprabhu.
GM: - Mas parece que ela não o enviou, mas que O levou, pois ficou dourado por fora e negro por dentro.
GA: - Sim, Krishna viaja no veículo dourado do abraço de Srimati Radharani. É maravilhoso ver como no mundo do amor divino agonizam as maiores contradições como esta que o devoto pensa que Krishna está muito feliz sem mim, mas Krishna está pensando "Não posso viver sem ti", assim como Rukmini Devi disse "Você não precisa me amar, porque não há nada que possa apreciar em mim, mas se for mesmo o Senhor da minha vida, Você pode viver sem mim, mas eu não posso viver sem Você".
GM: - Nas próprias conversas entre Radha e Krishna em Kuruksetra posso lembrar de umas frases dos dois que enfatizam que tudo seja culpa delas que o encontro perfeito não possa acontecer, mas me dá muita vergonha só o pensamento de comparar meus sentimentos e experiências de dolorosa separação com um tópico tão elevado.
GA: - Eu ainda diria justamente que esse sentimento de imperfeição é uma grande bênção, porque nos ajuda a buscar uma maior perfeição, uma característica da perfeição é não se dar nunca por perfeito ou sempre buscar se aperfeiçoar.
GM - Estamos passando por uma paisagem tão extraordinariamente bela que nos assustamos ao considerar que o virat rupa é uma parte da beleza do próprio Senhor Krishna.
GA - Claro, o virat rupa é como a primeira tentativa do Senhor por nos encantar, é como o primeiro bouquet de flores que o namorado envia à sua pretendida.
GM: - Enquanto nós malucos queremos nos tornar proprietários da mesma manifestação de majestuosidade ilimitada, e pior, queremos nos apossar dele e começamos a ofender nossos irmãos , os filhos amados do nosso Senhor. Isto realmente poderia ser chamado de "A caída do paraíso".
GA: - É muito louco isso, porque todo proprietário cuida de sua propriedade, em troca nós estamos destruindo nossa propriedade sem nenhuma previsão, nem para nós mesmos nem para nossos descendentes.
GM: - Nosso equivocado conceito de propriedade é o efêmero prazer temporal, a isso que damos mais valor que a própria beleza do Senhor.
GA: - Aí podemos voltar a detectar o grande mal da luxúria que é a que nos aparta da verdade e do bem universal e nos torna egoístas, exploradores e cegos.
GM: - Nos manda um pontapé a um lugar mais baixo que os patalas.
GA: - (rindo) Genial! Nos manda a pontapés mais baixo que o patala, mas graças a Prabhupada que nos deu boas asas.
GM: - Jay! Devem ser as asas de um anjo sankirtaneiro que sofre na rua ganhando um sorriso do casal divino que causa que ela ignore as milhares de ofensas cometidas e nos aceite em seguida como um dos seus. Por isso, sankirtan é  a melhor medicina mesmo que nos doa mendigar a penicilina.
GA: - Não há melhor serviço que o de um sankirtaneiro. Há de ter pele de couro para madá-los ao céu. Há de estar sempre no fogo dizendo a todos "gosto de você".
GM: - E gostar de verdade, esse é o maior presente, já que nos gostando são abertas as algemas da nossa prisão.
GA: - Assim é porque a prisão é causada por nós mesmos ao estarmos submersos em tanto egoísmo. Ao sair a sankirtan nos obrigamos a amar aos demais, nos preocupamos pelo bem dos demais e essa é a verdadeira, mais linda e elevada religiosidade. Certa vez me ocorreu um slogan: "Dharma = dar mais".
GM: - Soa como Srila Prabhupada que também sempre disse para dobrar, "dar mais".
GA: - Sim, essa história de "dobrar" é realmente estremecedora, entusiasmante, exigente e nos mostra que Srila Prabhupada está nos convidando a um serviço infinito no qual também recebemos a energia infinita de Krishna para poder cumpri-lo. Há uma frase muito bela de Santo Augustinho que está no final do meu email: "Senhor, dê-me o que pedes e peças o que queiras".
GM: - Muito bonita!
GA: - Sim, que maneira de derrotar a Krishna, porque está dizendo "dá-me o que pedes".  Aí aparece de novo gopi-bhava, "o pó dos nossos pés, ou o que seja".
GM: - Com a liberdade de invocar os sentimentos de gopi-bhava nesta conexão, parece que o Senhor é um todo faminto de amor.
GA: - Claro, como o amor é o mais elevado, uma vez que se chega ao nível do amor, o amor puro, prema, apenas se pode viver nesse prema, qualquer outra coisa será como um pecado. Algo assim disse Srila Sridhar Maharaj em seu comentário ao verso "sarva dharma parityajya" (BG. - 18.66), o amor pede mais amor e como está cheio de sabores nunca cansa. Por exemplo, às vezes Srimati Radharani diz que o amor de Krishna é muito grande e que ela não pode retribuir e em outros momentos, ela diz que Krishna é um sem vergonha e que não a quer, que não a corresponde. Então, vemos aí como no amor se dão todos os sabores de um extremo a outro.
GM: - De uma ponta à outra e eu que não entendo nenhuma das duas, fico nada mais que assustado podendo perder meu norte, minha orientação e como dizem os alcoólicos anônimos: "Me sinto incapaz de dirigir meu próprio caminho para sair do alvoroço e por isso me entrego ao meu Senhor, rogando por Seu amor, que sempre me direcione no caminho".
GA: - Para mim uma coisa está clara, o que diz que não se entende é o que mais entende, o que diz não sabe é o que melhor sabe, está nos passos do senhor Brahma e Sri Uddhava, e claro, estamos sempre desorientados e isso me faz lembrar o que disse Srila Prabhupada que no momento da morte inclusive podemos esquecer de Krishna, mas Krishna não se esquecerá de nós e essa é a vantagem do bhakti. Também me lembro de Srila Sridhar Maharaj dizer que cantar o maha-mantra Hare Krishna ser como montar um cavalo desparado que nos levará correndo aos Pés de Lótus de Sri Krishna.
GM: - Não havia escutado isso, você escuta tantos néctares.
GA: - Na verdade, ele disse: "Toda ação tem uma reação e qual será a reação de cantar Hare Krishna? A reação será de como montar um cavalo desparado levado aos Pés de Lótus de Krishna".
GM: - Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, é um bom ânimo para cantar japa e kirtan. No mundo material se relatam perdedores e ganhadores na luta dual, o sankirtaneiro muito astutamente se aproxima dos ganhadores e os convida a servir com sua gana e se aproxima dos perdedores e os lembra que apenas servindo poderiam se tornar ganhadores. Assim, para um sankirtaneiro nunca há desemprego, porque aquele que decide cantar o Santo Nome de Krishna é o único que se torna permanentemente ganhador.
GA: - Desta forma, somos muito afortunados, porque, pelo menos no meu caso, depois de ter sido o maior dos perdedores, pela graça de Srila Prabhupada e demais vaishnavas tenho a oportunidade de participar neste chat do maior dos ganhadores.
GM: - Este é Narayan, sem dúvida alguma, porque nasceu no berço do Prabhu Bhima, e como disse o embaixador da Índia, nosso motorista também é um devoto de Krishna e se chama Bhima (e Narayan, seu filho, nos ajudará a manter essa missão de Srila Prabhupada).
GA: - De maior perdedor a grande ganhador, graças ao amor que Prabhupada nos deu, graças à devoção que vence toda tentação, nos libera da ilusão e nos dá a perfeição.
GM: - Isso é certo e não se pode refutar que foi o amor unicamente que motivou a Srila Prabhupada. Nos tolerou sem limitações e nos ocupou ao serviço de Gouranga cheio de prasada, de pura misericórdia e o que eu concluo para entender um pouco é que isso há de nos prover em nosso máximo poder. Os livros, Hari-katha, prasada e templos amorosos, adorando a bela deidade, pois então nossos irmãos que recém chegam a conhecer podem receber a mesma fé que nós vimos cair de Goloka em nossas cabeças de pranto quando iniciamos a participação no canto. Jay! E mais uma coisa: Quando eu escutei Gurudeva Atulananda fazer rap com o maha-mantra em êxtase, pude apreciar que o Senhor por ali deve desfrutar, com um bhajan rap vaishnava: "Há suprema graça nesses dois irmãos Nitai e Goura Candra", eu então pensei que Krishna estava desfrutando a gargalhadas no estilo de Gurudeva Atulananda. Gurudeva, agora nos dê a piada do chat...
GA: - A piada do chat é a que você uma vez disse: "O problema com Atulananda é pensar que Krishna seja surdo".
GM: - Ele pensa que Krishna é surdo e os vizinhos também pensam.
(ambos riem)
Mandamos um abraço a todos que estão lendo este chat, como percebem, estamos muito bem, ou como dizem aqui os Ayamaras: "Que seja em boa hora e bem se receberem".
Jay Srila Prabhupada!

Seus sempre bem-querentes,
Swami B. A. Paramadvaiti e
Swami B. V. Atulananda Acarya

Nenhum comentário:

Postar um comentário