domingo, 27 de abril de 2014

O processo espiritual está fundamentado na fé, em Sraddha



O processo espiritual está fundamentado na fé, em Sraddha


“Se você consumir alimentos que não têm substância espiritual, que não são nada mais que comida porcaria da indústria, então sua consciência vai se converter em consciência de porcaria.”



            Meus muito queridos devotos, recebam todo meu afeto neste dia. Quero falar sobre um tema que é bem repetido, mas sempre é bom lembrar: O processo espiritual está fundamentado na fé, em Sraddha.
Nós precisamos de fé para inquirir adequada e seriamente, também precisamos nos equipar com conhecimento transcendental que ajude a fortalecer esta fé. Um devoto comprometido deve estudar as escrituras todos os dias e deve se aprofundar nelas com a associação adequada. E não se trata apenas de adquirir conhecimento senão que colocá-lo em prática com desapego, ou seja, seguir os princípios.
- Se as escrituras dizem: tem que levantar cedo e fazer tuas orações, então levante cedo e vá ao mangal artik.
- Se as escrituras dizem: tem apenas que comer o que tenha sido oferecido à Deidade, então coma só prasada.
            Este é um ponto que parece muito simples, mas é absolutamente importante: o prasada. Devemos ser muito conscientes do que comemos, qual é a origem dos alimentos que entram pela sua boca, porque isso marcará seu estado de consciência. Diz-se que mesmo a consciência do cozinheiro impacta diretamente na comida que ele prepara, e assim, na pessoa que a come. Por isso é muito importante que os alimentos estejam preparados com amor, que se usem ingredientes naturais, livres de veneno e que sejam oferecidos à Deidade para logo se distribuírem entre os devotos.
            Se você consumir alimentos que não têm substância espiritual, que não são nada mais que comida porcaria da indústria, então sua consciência vai se converter em consciência de porcaria. Devemos ter fé em tudo isso, inclusive em evitar alimentos que sejam preparados em lugares que não são vegetarianos, preparados por pessoas que não têm consciência espiritual.O alimento deve sempre estar rodeado de uma atmosfera espiritual, pois Krishna mesmo está nos dando os ingredientes para isso. Devemos ser agradecidos com o que recebemos e, com todo este agradecimento, preparar deliciosos pratos saudáveis para o Senhor.
            O processo de oferecer os alimentos a Deus é algo que está muito além deste mundo, é um processo místico. Portanto, quando você oferece estes alimentos a Deus, você dá reconhecimentos a Ele pelo o que está te dando. Por isso, o devoto diz: “Obrigado, meu Senhor. Você está me dando tudo isto que vai me ajudar a sustentar a minha vida, é muito delicioso. Quero agradecer por Tua bondade e por isso Te ofereço com todo meu amor, Você deve desfrutar primeiro desta comida.”
            Este modo de oferecimento a Deus é algo muito substancial na vida do devoto, é um processo maravilhoso que temos de aplicar no dia a dia, isto muda a consciência. E o processo não acaba só na oferenda, depois de oferecer os alimentos ao Senhor, devemos aceitar Seus remanentes com a consciência adequada. O prasada deve ser aceito com uma atitude correta de agradecimento pleno, apreciando a misericórdia do Senhor.
            Isto gera um impacto muito positivo na pessoa, porque se torna agradecido. Ser agradecido é uma qualidade muito importante. O processo segue se expandindo, porque ainda não termina quando aceitamos os remanentes do Senhor, os devotos são realmente felizes em distribuir este prasada a todo mundo, porque sabem do benefício que tem para todas as almas. Os devotos querem distribuir a misericórdia de Deus na forma de comida a todo mundo. Temos que aprender a ver o prasada como a misericórdia de Deus manifesta. Na medida em que aprecia tudo isso, se purificará mais intensamente.
            As duas qualidades mais importantes da entidade viva são o agradecimento e a compaixão, e elas se cultivam dia após dia quando toma prasada. É um processo muito profundo de transformação.
            Quando você prepara os alimentos, quando você oferece, quando come e quando compartilha, se ativa intensamente estas duas qualidades: gratidão e compaixão. Essa é a soma e a substância do processo de bhakti-yoga. Como diz a oração que recitamos todos os dias antes de aceitar o prasada: “A língua é a mais perigosa de todos os sentidos, mas Você, meu Senhor, veio na forma do Teu delicioso prasada para conquistá-la.” Um processo glorioso! Este processo vem a nós para ser parte do dia a dia.
            Esta é a mensagem que queria compartilhar hoje com vocês, as glórias do mahaprasada e a fé que devemos ter nisso.
            Jay Srila Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

domingo, 20 de abril de 2014

Não podemos entender a grandeza do Senhor Supremo



Não podemos entender a grandeza do Senhor Supremo



“Os tolos zombam de Mim quando venho sob forma humana. Eles não conhecem Minha natureza transcendental como o Supremo Senhor de tudo o que existe.” BG. 9:11




            Queridos devotos, recebam todo meu afeto no dia de hoje. Quero compartilhar um verso muito importante para meditarmos juntos, é um verso do Bhagavad Gita, capítulo 9, chamado O conhecimento mais confidencial:

mahatmanas tu mam partha
daivim prakrtim asritah
bhajanty ananya-manaso
jnatva bhutadim avyayam

“Ó filho de Prtha, aqueles que não se iludem, as grandes almas, estão sob a proteção da natureza divina. Eles se ocupam completamente em serviço devocional porque sabem que Eu sou a original e inexaurível Suprema Personalidade de Deus.” BG. 9:13

            Neste verso, as palavras “bhajanty ananya-manaso” querem dizer: fazer serviço sem desvio da mente; “jnatva bhutadim avyayam”: que assim poderá conhecer ao Senhor que é inesgotável; “avyayam”: que é inesgotável. O Senhor que é inesgotável. E há outro verso que é complementário e é muito importante:

avajananti mam mudha
manusim tanum asritam
param bhavan ajananto
mama bhuta-mahesvaram

“Os tolos zombam de Mim quando venho sob forma humana. Eles não conhecem Minha natureza transcendental como o Supremo Senhor de tudo o que existe.” BG. 9:11

            Krishna disse bem claro: “Os tontos me ignoram quando apareço em minha forma humana porque eles não conhecem minha natureza transcendental.” E o verso anterior também é muito importante:

mayadhyaksena prakrtih
suyate sa-caracaram
hetunanena kaunteya
jagad viparivartate

“Esta natureza material, que é uma das Minhas energias, funciona sob Minha direção, ó filho de Kunti, produzindo todos os seres móveis e imóveis. Obedecendo-lhe ao comando, esta manifestação é criada e aniquilada repetidas vezes.”

            É muito importante aprender versos, os Vedas são muito poderosos. O Bhagavad Gita nos fala de muitas coisas, é muito importante aqui que Krishna aponta que a natureza material é criada por Ele e está sob Seu controle. Isso significa que todas as entidades vivas neste mundo material são criadas por Ele: aves, serpentes, crocodilos, coelhos, árvores, todos, e assim esta criação é aniquilada e criada novamente.
            Assim, efetivamente, o Bhagavad Gita nos diz claramente como são as coisas. Não há espaço para especulação. Hoje quero compartilhar com vocês muitos versos que falam por si só:

raja-vidya raja-guhyam
pavitram idam uttamam
pratyaksavagamam dharmyam
su-sukham kartum avyayam

“Este conhecimento é o rei da educação, o mais secreto de todos os segredos. É o conhecimento mais puro, e por conceder uma percepção direta do eu, é a perfeição da religião. Ele é eterno e é executado alegremente.” BG. 9:2

            Estes versos são muito importantes. Deveríamos não só memorizá-los senão que aprender a tradução e ler a explicação de Srila Prabhupada sobre cada um deles, para assim entendê-los. Um pregador deve se qualificar muito bem e aprender versos das escrituras para que sua mensagem se torne consistente. Por isso os devotos no SEVA trabalham para compilar o livro Pracaramrta, para que todos vocês como bons pregadores possam ter todas as ferramentas em mãos.
            Este é outro verso muito poderoso, onde se confirma a onipresença de Krishna:

maya tatam idam sarvam
jagad avyakta-murtina
mat-sthani sarva-bhutani
na caham tesv avasthitah

“Sob Minha forma imanifesta, Eu penetro este Universo inteiro. Todos os seres estão em Mim, mas Eu não estou neles.” BG. 9:4

            Uma declaração muito poderosa. O Bhagavad Gita está cheio de declarações poderosíssimas. O Senhor disse: “Todos os seres estão em Mim, mas Eu não estou neles.” Mas também o Senhor está no coração de cada um como o Paramatma. Assim são Suas infinitas qualidades.
            Não podemos entender a grandeza do Senhor Supremo, então quando se fala do Paramatma, alguns pensam que isso quer dizer que todos somos Deus, mas não há nada mais errado do que isso. Nós somos parte e porção de Deus, NÃO somos Deus. É como dizer que um pai tem mil filhos e um desses filhos disser: “Eu também sou o pai”, isso não é possível, ele é só mais um filho deste pai, não é o pai, não tem sentido. Os outros 999 diriam: “Como pode dizer que é nosso pai? Você é nosso irmão.” Devemos aprender este néctar do Bhagavad Gita. Eu quero que vocês aprendam este néctar, que o compartilhem com entusiasmo nos templos.
            Na medida em que lemos estas declarações do Bhagavad Gita e as fazemos parte da nossa vida, encontramos toda a informação que precisamos, podemos acalmar todas as dúvidas que vierem.
            Krishna é o nosso bem-querente eterno e Ele mesmo nos deixou Seu Bhagavad Gita para esclarecer qualquer confusão a respeito. E, além disso, nos enviou Seu querido Srila Prabhupada que explica cada detalhe a nós que não temos a compreensão adequada. Krishna também diz: “Tudo o que fizer, que oferecer ou ganhar, faça exclusivamente como uma oferenda a Mim.” Essa é a conclusão do Bhagavad Gita, que tudo deve ser oferecido aos Pés de Lótus do Senhor.
            Com estas palavras me despeço por hoje. Agradeço a todos vocês que a cada semana estão presentes no Chat Dominical. Nos próximos dias eu volto a Miami, Nova York e logo ao Equador. Feliz em ter compartilhado tanto com os devotos da Alemanha.
            Deixo todo meu afeto.
            Jay Srila Prabhupada.

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

domingo, 13 de abril de 2014

Entregue a felicidade que recebe na Consciência de Krishna



Entregue a felicidade que recebe na Consciência de Krishna




“Você tem que compreender isso: na vida espiritual tem que haver a flexibilidade de compreender as diferenças individuais, se você pensar que tudo tem que ser como você quer, não é assim, não é assim para nada, as coisas de Krishna são especiais, meditando na essência tudo é especial.”



            Queridos devotos, todo meu afeto da Alemanha, de volta ao yatra de Suas Senhorias Gaura Gandharvika Sundaram. É lindo chegar a um templo e ver o esforço dos devotos para servir, manter uma atmosfera de serviço amoroso e dedicado. Que difícil nestes tempos e nesta era! Mas é possível graças à misericórdia de Prabhupada, ele foi e é quem nos entusiasma. Às vezes chegam inconveniências, mas não pequenas comparadas com a quantidade de misericórdia que recebemos.
            Tem que entender a essência para captar a beleza espiritual de tudo. Por exemplo, quando se realiza um artik, você pode expressar sua alegria de cantar e existir para Krishna com seu corpo, sua voz, seu sorriso. A alegria no mundo é artificial, dificilmente é alegria, e isso é melhor, é uma confirmação de que o que busca é alegria, mas na Consciência de Krishna a encontramos.
            Se ainda não experimentou felicidade em uma atividade devocional é porque não se dedicou o suficiente para merecer, está na forma dos teus esforços. Há pessoas que se esforçam muito por seu desfrute sem Krishna. O devoto se esforça igual e muito mais para o desfrute de Krishna. Se vir tanta dedicação para conquistar algo neste mundo, isso é graças a Krishna também que dá a capacidade e a inteligência para isso. Imagina então o que não poderia dar Krishna ao Seu devoto? No Bhagavad Gita 9.22 o Senhor disse:

ananyas cintayanto mam
ye janah paryupasate
tesam nityabhiyuktanam
yoga-ksemam vahamy aham

“Mas aqueles que sempre Me adoram com devoção exclusiva, meditando em Minha forma transcendental – para eles Eu trago o que lhes falta e preservo o que eles têm.”

            Srila Prabhupada disse no significado:
            “Alguém que não consegue ficar um momento sequer sem consciência de Krishna, não para de pensar em Krishna 24 horas por dia, pois se ocupa no serviço devocional, ouvindo, cantando, lembrando, oferecendo orações, adorando, servindo aos pés de lótus do Senhor, prestando outros serviços, cultivando amizade e rendendo-se inteiramente ao Senhor. Todas essas atividades são muito auspiciosas e cheias de potência espiritual que propiciam ao devoto perfeita auto-realização, tanto que seu único desejo é conseguir a associação da Suprema Personalidade de Deus. Este devoto sem dúvida não sente nenhuma dificuldade em aproximar-se do Senhor. Isto é yoga. Pela misericórdia do Senhor, este devoto jamais retorna a essa condição de vida material. Ksema refere-se à misericórdia proteção do Senhor. O Senhor ajuda o devoto a alcançar a consciência de Krishna através da yoga e quando ele desenvolve plena consciência de Krishna, o Senhor o impede de cair numa vida condicionada miserável.”
            Srila Prabhupada ki jay. Ele explicou que os devotos podiam cantar Hare Krishna e distribuir livros transcendentais que Krishna se encarregaria do resto. Não há ninguém mais valioso neste mundo do que quem conhece a esta ciência transcendental e que ajuda aos demais, seu trabalho é mais importante do que de um médico, engenheiro ou juiz. As pessoas inteligentes que compreendem isto são inspiradas por Krishna no coração para apoiar aos pregadores da ciência transcendental e assim elas também se beneficiam enormemente.
            Os devotos não estão muito interessados em acumular coisas materiais, mas o pouco que precisam nunca lhes falta. O devoto quer acumular néctar, um kirtan é um néctar. Se você tiver muita sorte, seu kirtan pode ser liderado por Gurudeva Atulananda, ali o kirtan não acaba, é um kirtan até você desmaiar. Pulando em cada kirtan, Gurudeva é um revolucionário e isso porque tem mais de 60 anos, imagina como pulava aos 20, eu não sei. Com 60 ainda faz revolução do pulo, deixando os jovens em plano mental.
            Kirtanyah sada harih. Uau! E no final do kirtan você faz Prema-Dhvani para se lembrar de todos os lugares sagrados e as personalidades importantes da sua vida. Tudo isso é incrível e dá muita alegria ao coração. Lembrar a todos os grandes mestres que lutaram para construir uma grande família, meditar nos devotos puros, orar de coração quando poderei fazer algo valioso para eles.
            Eu conheço diferentes estilos de Prema-Dhvani, por exemplo, quando Srila B. B. Bodhayan Maharaj recita o Prema-Dhvani faz uma viagem por todos os lugares sagrados de Puri Dham, Mayapur e Vrindavan, não se esquece nem sequer de um cantinho por lá. Outro muito especial é o de Srila Bhakti Ballabh Tirtha Maharaj, que está agora em seu Samadhi, em sua meditação. Todos estamos orando todos os dias por sua saúde, se Deus quiser ele fica conosco, porque pode ficar ou ir, o que Krishna quiser, agora está em silêncio, mas quando ele falava era um Prema-Dhvani muito lento, profundo, durava umas 5 vezes mais do que qualquer outro, saindo do seu coração.
            No final das contas, o que é a vida de um devoto? Lembrar a Krishna, lembrar aos devotos. Eu sempre estou com pressa, faço Prema-Dhvani muito rápido, são como diferentes pontos de vista, somos do grupo dos administradores, sempre estamos com pressa. Vamos, vamos a Sankirtan!
            Na Índia há pessoas que demoram 30 minutos para passar tilak, eu tenho no máximo 30 segundos. Lá usam espelho para passar tilak, muito bonito, é toda uma meditação. A consciência de Krishna é um processo de detalhes, tudo está nos detalhes e a perfeição é que teus detalhes se aperfeiçoem. As modalidades que existem no serviço devocional são também realizações, então, existem situações diferentes segundo o tempo, o lugar e a circunstância.
Pregar e viver na Índia são totalmente diferentes do que pregar e viver no ocidente, sinceramente, uma diferença tal qual o dia e a noite. As duas situações são boas, mas são totalmente diferentes. Você tem que compreender isso: na vida espiritual tem que haver a flexibilidade de compreender as diferenças individuais, se você pensar que tudo tem que ser como você quer, não é assim, não é assim para nada, as coisas de Krishna são especiais, meditando na essência tudo é especial.
            Outro exemplo é quando damos reverências aos devotos. De manhã, depois do programa, de recitar seus mantras, 20 pessoas te oferecem reverências... Isso não acontece no seu trabalho, na universidade ou no governo, nunca ninguém te oferece respeito ou reverências. Os devotos se reverenciam porque você é um devoto do Senhor que está cheio de compaixão pelas almas caídas e você pode satisfazer os desejos de todas as entidades vivas, então as pessoas querem te reverenciar.
            Ninguém diz vanca-kalpatarubhyas ca como uma coisa superficial ou automática, não, é assim: “Prabhu, por favor, aceite minhas mais humildes reverências e me permita oferecer reverências aos teus sagrados pés.” Sai do mais profundo do coração diretamente ao mundo espiritual. Então, a próxima etapa do dia é a conferência, agora vem o maço do dia começando com Dhruva Maharaj: “Om Namo Bhagavate Vasudevaya... Deixe teus jogos! Não? Narada Muni propôs a Dhruva: “Vá jogar!” E Dhruva disse: “Se quiser te dou os meus jogos, eu estou buscando a Deus, se quiser me ajudar, ajude, se não, me deixe em paz, estou buscando a Deus, um trabalho muito importante.” Narada Muni ficou supreso com o desapego do menino que até queria ganhar seus brinquedos.” E assim começa a aula do Srimad Bhagavatam: Om Namo Bhagavate Vasudevaya e logo a mensagem, a mensagem do Srimad Bhagavatam sempre é forte.
            É incrível como uma pessoa pode escrever 18 mil versos fortes! É um talento muito especial, e não só isso, cada um dos versos é contundente, carregado de esperança, de informação do mundo espiritual, da identidade da jiva. Incrível! Estou lendo há mais de 45 anos e ainda fico maravilhado! Então, acaba a aula, e ai vem o pior: as austeridades. Agora tem que recitar o mantra chamado Sarira avidya-jal, até os mais preguiçosos saíram do seu vazio e se juntaram com todo entusiasmo ao sacrifício do dia, todos os olhos brilhantes cantando, eles são os prasadam fans!
Assim é, Krishna nos agarra por frente, por trás, gostando da vida de monge ou da vida de casado, então nos pega ali. Não podemos escapar dEle! E uma das coisas mais bonitas do prasada é poder falar com os devotos, e depois disso, tua responsabilidade, teu dharma, e todos os dharmas dos devotos são maravilhosos, incluindo limpar o banheiro. Se você tiver a visão, limpar o banheiro dos vaishnavas é um privilégio muito grande, se você tiver a visão, se você compreender essas coisas como são.
            Então, a vida do devoto é todo dia cheio de alegrias, desafios. Para sair a pregar tem que se fortalecer para entregar sua mensagem com muita veemência. Se eu não falar bem, todos ficam dormindo na aula, que frustração! Tem que ser entregue com um bom vocabulário, com um fio condutor do início ao fim da conferência, toda uma configuração mental!
            A alegria da vida espiritual não tem limites, é incrível. Mas o mais precioso é ver os rostos de lótus dos devotos quando sorriem. Claro, às vezes também têm rostos mal humorados, mas não é normal. O devoto normalmente está aberto, sorridente: bem-vindo ao meu coração. Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura disse: “A missão da minha vida é construir um templo no coração de todos.” Um templo! Imagine que Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura veio para construir um templo em seu coração! Sorria por favor! Porque se sorrir o templo estará aberto, se não sorrir, o templo estará fechado.
            Meu Guru construiu um templo no meu coração e eu me asseguro de que não fiquei fechado. Por isso os devotos sempre têm que carregar prasada para dar às pessoas, porque em um templo sempre há prasada. Imagine, você chega ao templo e te dizem: “Prabhu, hoje não há prasada e amanhã tampouco. Estamos fazendo austeridades yogis por 10 dias, só estamos servindo prana. Sente-se no templo e respire profundo para receber tua dose de prana.” Não sei quantos devotos aguentariam uma semana assim, depois de 3 dias diriam: “Vou à outra missão, esta faz muitas austeridades.”
            Tudo está controlado pelo Senhor Supremo, tudo, tudo, tudinho. O Senhor é fantástico, tudo o que Ele deu de presente a todos vocês, a mim, é uma coisa de outro mundo, do mundo do amor. Porque os templos são do mundo do amor e os devotos que vivem nos templos estão cheios de amor. Assim, a diante com o amor! O amor de Prabhupada, o amor de Krishna ki jay! Seu templo ki jay! Os sannyasis de Vrinda ki jay! Todas as vishnupriyas ki jay! O Seva editorial ki jay! Todos os projetos para servir o mundo ki jay! Tudo o que fazem os devotos para promover consciência ki jay!
            Vocês usam o que produzem os devotos? Esta é uma pergunta importante que devemos nos fazer todos os dias. Estamos apoiando o esforço dos devotos? Estamos consumindo seus produtos? Estamos sendo solidários com nossos irmãos? É um compromisso promover os produtos que fazem os devotos, isto não nos tira do nosso fio condutor de hoje. Tudo contrário. A essência é promover tudo o que dá alegria e tudo o que fazem os devotos é com esse ideal, a alegria, aumentar a alegria. Somos alegres quando o SEVA imprime um novo livro, pois agora temos que sair para distribuí-lo. Somos felizes quando o templo produz pão prasadam, temos que levá-lo a todo lugar. Se os devotos fizerem sabonetes como Spoon na Colômbia, Sutil Amor no Brasil ou em Antofa com a m. Kuñja e tantos produtos que há, por favor, apoie. É nossa família quem faz, solidariedade entre os devotos é sempre importante. Que a sua tarefa principal seja descobrir a alegria na consciência de Krishna e entregá-la aos demais.
            Você tem que me permitir te ajudar a encontrar uma situação na qual queira lutar até o fim dos seus dias. É uma responsabilidade do mestre espiritual em ocupar aos seus filhos em serviço onde eles possam estar muito satisfeitos. Maya é muito trapaceira, não é verdade? Faz muita trapaça tonta. É fácil para as pessoas caírem nas trapaças de Maya, então temos que lutar muito na união. O mestre espiritual é responsável em ocupar a todo mundo no serviço de Krishna, isso é importante, que você tenha um serviço no qual possa trabalhar de manhã até à noite, e que dificilmente pare para comer porque está identificado com seu trabalho.
            Então, não perca o seu foco, a essência é dar o que recebe. E quanto mais detalhes na vida espiritual tiver, mais alegria terá, assim terá mais para entregar. Isso é sankirtan, solidariedade. Eu não quero menos que isso para você e tua alma tampouco. E as almas neste mundo tampouco querem menos.
            Esta é a minha mensagem de hoje. Desejo de coração muito êxito e alegria na Consciência de Krishna.
            Srila Prabhupada ki jay.

            Seu sempre bem-querente,

            Swami B. A. Paramadvaiti.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Os ventos favoráveis para cruzar o oceano dos repetidos nascimentos e mortes



Os ventos favoráveis para cruzar o oceano dos repetidos nascimentos e mortes





“O mestre espiritual nos situa no processo de anartha nivritti, a limpeza das impurezas do coração, eliminar as coisas negativas da vida, os desejos mundanos separados de Krishna. Isso prometemos ao mestre espiritual, que iremos pelo caminho correto e deixaremos todas as coisas indesejáveis para o caminho espiritual.”



            Meus queridos devotos, saudações de São Paulo, a terra de Gandharvika Giridhari.
            Hoje quero compartilhar um tema com vocês chamado: “Os ventos favoráveis para cruzar o oceano dos repetidos nascimentos e mortes”, para isso, temos que falar da natureza e das necessidades constitucionais das pessoas, suas necessidades de amor e tudo isso. Este tema é de segurança devocional, de proteção espiritual.
            Os devotos habitualmente falam sobre como se manter, mas hoje vamos falar sobre como incrementar o entusiasmo espiritual, incrementar os ventos favoráveis, as atividades, as coisas que são consideradas importantes dentro da vida espiritual.
            Imagine que estamos no oceano, perdidos no mar, com apenas um pouco de comida para sobreviver, uma situação muito triste. As pessoas que viajavam com você já abandonaram o barco, é um barco à vela, não tem motor, você só depende do vento. Está no meio do oceano e tem um tempo limitado para cruzar, nada é para sempre, a morte pode chegar a qualquer momento. Você quer sair, cruzar ao outro lado do oceano chamado samsara, o oceano dos repetidos nascimentos e mortes. Neste momento, no meio do oceano, não existem outras viagens, não existe passado nem futuro, apenas o presente, apenas esta viagem neste momento.
Este barco está parado porque não existem ventos favoráveis que o levem à direção correta. De repente vem um vendaval que te leva na direção errada e, pior ainda, esse vento te faz voltar ao ponto de partida. O que são os ventos desfavoráveis? O vento do desfrute material, das baladas, do Facebook, dos jogos de videogame, o vento do ego exibicionista que acredita ser o mais importante, o vento da intoxicação que nos faz perder a consciência. Isso é muito interessante, você quer chegar ao outro lado do oceano para sair do samsara, mas os ventos desfavoráveis o levam de volta, te levam na direção do teu próximo nascimento. Se seguirmos os ventos desfavoráveis, vamos direto ao próximo nascimento, na direção contrária.
            Este mundo está cheio de ventos desfavoráveis, mesmo algo que possa parecer inofensivo, como a copa do mundo, isso não nos leva para cruzar o oceano do samsara, melhor, nos leva seguramente a outro nascimento sabe-se lá em qual corpo, talvez nasça como um animal que será sacrificado para fazer de sua pele uma bola de futebol. Há coisas piores, ventos totalmente desfavoráveis que nos afastam cada vez mais para cruzar este samsara, como os abortos, as exploração de débeis, o maltrato aos animais. Sem dúvida, as pessoas inteligentes não perdem tempo e elas buscam os ventos favoráveis. Como se consegue estes ventos? Cantando os Santos Nomes do Senhor com o mais profundo do coração:

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare

            Veja que começando a cantar, a vela do seu barco começa a se mover. Então cante mais forte, que ela se moverá mais forte!

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare

            O seu barco se move, funciona! Então você pode continuar cantando e conseguir outros ventos favoráveis que o ajudarão nesta viagem. Pode continuar cantando e, além disso, escutar o Srimad Bhagavatam, o Bhagavad Gita, o Caitanya Caritamrta, as Escrituras Sagradas... Escutar os livros sagrados narrados por santos que praticam com o coração, isso sim são ventos favoráveis! E para se manter firme em todo este trajeto, você tem que ter o melhor sadhu-sanga. Na prática, você tem que ir a Vrinda Bhumi pelo menos um fim de semana para viver intensamente a experiência de um Yoga Monastério, assim, nos enchemos de entusiasmo na vida espiritual, assim, seu barco irá à direção correta com toda sinceridade e quando estiver com medo ou confuso, tem que se aproximar de um devoto avançado que acabará com suas dúvidas.
            Vaishnava Bhakti, Guru Bhakti, Krishna Bhakti... Quando se ama aos devotos, também se ama ao serviço, então começamos a amar ao guia espiritual, a apreciar a deidade, ao dham... Nesta viagem há muitas tentações que nos distraem dos ventos favoráveis, por isso devemos estar sempre atentos, sempre carregando o tanque de combustível do bhakti e umas das coisas mais potentes para isso, mais favorável para avançar espiritualmente, é o Krishna Prasadam, todo mundo fica com um sorriso de orelha a orelha depois de honrar ao Prasadam; barriga cheia, coração feliz.
            É muito, muito importante compreender que Krishna em Sua infinita misericórdia faz muitas coisas favoráveis para nosso avanço espiritual, só precisa de um pequeno esforço da nossa parte, porque mesmo para comer prasadam, temos que nos esforçar.
            Até os ventos favoráveis têm suas etapas. Tem que fazer coisas positivas, manter sempre boa intenção, não ser preguiçoso, ser cada vez mais serviçal, sempre colaborando e sendo generoso, mantendo lindas amizades com os devotos, só assim teremos a misericórdia da associação com os vaishnavas. Na companhia dos devotos, sob a guia do mestre espiritual, ao amparo do Santo Nome, encontramos os ventos favoráveis do Bhakti Yoga. Sob a guia do mestre espiritual aprendemos a adoração, a puja, os mantras, o sankirtan. O mestre espiritual nos situa no processo de anartha nivritti, a limpeza das impurezas do coração, eliminar as coisas negativas da vida, os desejos mundanos separados de Krishna. Isso prometemos ao mestre espiritual, que iremos pelo caminho correto e deixaremos todas as coisas indesejáveis para o caminho espiritual.
Depois de se liberar de todos estes apegos, o devoto ficará fixo em seu processo espiritual, chega a nista, onde se fixa em seu seva. Ali, a vela do barco se abre com toda força e os ventos favoráveis o levam com segurança em seu trajeto. Assim, meus queridos, mantenham sua vida espiritual muito bem cuidada, cheia de ventos favoráveis, mantenham seus templos muito lindos, isso também é um vento favorável. Deem belas aulas, há muitos livros de Srila Prabhupada e Srila Sridhar Maharaj para nos inspirar.
            E não se esqueçam de algo muito importante, nossa vida espiritual se torna ainda mais favorável e estática quando fazemos austeridades para ajudar aos outros. Assim como você está em seu barco no meio do oceano do samsara, tentando cruzar com os ventos favoráveis, você pode ajudar a outros que estejam no caminho, pode dizer: “Venha, pegue esta corda, vou puxar seu barco que está parado, eu tenho bom vento aqui.” Esse é o vento favorável do pregador que não se preocupa consigo mesmo senão em ajudar a todos que cruzem seu caminho. Para cruzar este oceano de samsara agarrado aos ventos favoráveis, você deve se sentir uma pessoa muito agradecida e muito compassiva.
            Essa é a minha mensagem para todos vocês hoje, seguir os ventos favoráveis.
            Jay Srila Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,

            Swami B. A. Paramadvaiti.