domingo, 30 de setembro de 2012


Ser ativistas do Amor Universal

Peru, 30/09




“Mudar o mundo significa primeiro começar uma intensa mudança interna, e para isso devemos nos tornar conscientes, responsáveis, compreensíveis e comprometidos com a existência dos demais. E que cada ação tem uma reação, é uma lei que sempre temos que nos lembrar, pois estamos sujeitos a essa lei todo o tempo: o que recebe não é mais que o resultado do que entregou em algum momento.”


            Queridos devotos.
       Ser um ativista consciente significa ter um ardente desejo por mudar as situações incorretas deste mundo, e mudar o mundo significa buscar um Gosto Superior. Este Gosto Superior se encontra dentro de cada um de nós, existe em nosso coração e se manifesta de diferentes maneiras. O apreciar do valor da família, da comida saudável, da arte e da beleza da natureza, viver uma vida sã e em harmonia como entorno. Esses são claros exemplos de Gosto Superiores ou apreciação de toda a maravilha que nos rodeia.
Para “mudar o mundo” necessitamos força e entusiasmo, determinação, paciência, capacidade de perdão e, sobretudo, nos liberarmos dos prejuízos e da mentalidade de fanatismo. Isto requer que cresçamos internamente e nos convertamos em verdadeiros seres humanos que cultivam os valores universais. De igual maneira, devemos trabalhar constantemente para elevar nossa consciência, esse é o potencial que Deus concedeu aos seres racionais como nós. O passo inicial e mais básico para ingressar a esta plataforma é deixar de prejudicar aos outros pelo beneficio pessoal, e para isso, o essencial é se tornar sensível com os animais e deixar de maltratá-los só para a glorificação sensorial. É nesse momento que podemos ingressar à área do respeito universal, de amor entre os seres.
            Uma característica daqueles que querem mudar o mundo é que sentem de maneira constante que a vida é uma alegria, isto é outro exemplo prático do Gosto Superior, e quem possuir esta capacidade deve compartilhá-la com outros e educar com estes valores, pois quando a consciência se compartilha com outros e em conjunto se começa a compreender a filosofia do amor, se converte em uma felicidade sem fim. No momento que uma pessoa purifica sua visão e se conecta com seus potenciais, compreende que é parte de uma família universal onde todos somos irmãos e filhos de um mesmo Criador. Isso, sem dúvida, é uma alegria muito grande que enche o coração de felicidade. Há tantas coisas do dia-a-dia que podemos analisar e chegar à conclusão de que se podem melhorar. Por exemplo:
           Todos os dias descemos pelo mesmo elevador e escada, mas não saudamos ninguém. Não conhecemos os nomes de nossos vizinhos. Esquecemos-nos de como nos comunicarmos bem com o entorno, porque a linguagem que usamos se adaptou ao que a televisão e filmes de Hollywood nos oferecem em suas histórias cheias de intrigas e grosserias. Podemos dizer que praticamente falamos sem significado, sem profundidade e sem consciência do que ocorre ao redor.
Mudar o mundo significa primeiro começar uma intensa mudança interna, e para isso devemos nos tornar conscientes, responsáveis, compreensíveis e comprometidos com a existência dos demais. E que cada ação tem uma reação, é uma lei que sempre temos que nos lembrar, pois estamos sujeitos a essa lei todo o tempo: o que recebe não é mais que o resultado do que entregou em algum momento. Por isso, tudo o que fazemos e gera sofrimento a outros, não faz mais que embravecer e cegar o ser humano, tornando-o tão cruel e insensível que se cobre com o manto do esquecimento e deixa de lado os valores que pertencem à sua própria natureza de ser racional. Assim, no aspecto mais grosseiro, as pessoas começam a se por à favor do sofrimento de seus próprios filhos e decidem abortá-los, maltratam os animais, contaminam a terra e vivem em completa absorção da tendência desta era: o “não importismo” = não me importa nada.
Tem que parar somente uns minutos e refletir sobre todos estes fatos para se dar conta de que estamos andando pelo caminho equivocado, devemos abandoná-lo e nos unirmos a todos aqueles que querem mudar o mundo, toda revolução requer uma atitude resoluta. Por isso, devemos abandonar de uma vez por todas aqueles hábitos que o sistema nos tem imposto e que só prejudicam nosso avanço. Não há desculpas, devemos começar hoje mesmo e tomar medidas no assunto. De imediato sentiremos uma profunda alegria, pois estaremos atuando em conexão e beneficio do mundo. Devemos também educar nossos filhos como seres responsáveis pela integridade do planeta e proteger a herança das gerações futuras. Assim, devemos compartilhar a alegria e o agradecimento para que juntos possamos desenvolver uma consciência superior e lutemos para proteger a Mãe Terra.
Esta é a minha mensagem de hoje. Não pode deixar passar nem um minuto, pois não temos nada assegurado no futuro. A única coisa segura é o esforço que podemos fazer agora para nos tornarmos ativistas reais. Ativistas do coração e da consciência. Ativista significa atuar de forma consequente com os ideais comuns em cada aspecto da vida.
Com esta mensagem me despeço. Nunca abandonem esta batalha, não dêem um passo para trás, nem sequer para tomar impulso.
Jay Srila Prabhupada.

            Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.   
            

domingo, 23 de setembro de 2012


Srimati Radharani
        
Medellín, Colômbia, 23/09


 “Só pelos olhos de Radharani se pode ver Krishna. Sem a visão de Radharani, a mãe cósmica, a mãe da devoção, a soma total de todo êxtase e misericórdia, é impossível que você chegue a Krishna. Se seu serviço a Krishna não for um serviço a Radharani, então não pense que seu serviço será considerado por Krishna.”


Queridos devotos e madres.
            Hoje estamos celebrando o dia mais importante do universo. O dia da aparição de Srimati Radharani.
            Desde ontem meditamos neste supremo amor, o amor de se apaixonar, de fazer feliz a Krishna, de fazer feliz a todos com Consciência de Krishna. Esta meditação nos leva a entender quem é Srimati Radharani em nossa vida, quem é Krishna, quem somos nós, quando vemos que Radha e Krishna nos dão nosso nascimento espiritual.
            A divindade tem sua própria concepção. Nós somos filhos deste amor. Krishna é o nosso pai, Radharani é a nossa mãe. Entender o papel de uma mãe dentro do desenho de Deus é entender a máxima expressão de generosidade que há no mundo. Tudo o que faz uma mãe é presentear. O modelo perfeito é Radha e Krishna, um amor que não é deste mundo. Radha e Krishna são amantes eternos e não têm filhos, como é isso? Quando Krishna foi a Dwarka, se casou com 16.000 princesas e teve filho com todas, mas nunca escutamos que teve um com Radharani. Então, onde está o produto deste amor? Somos nós, as almas deste mundo, e isso nos leva a um ponto importante: O amor é exigente. Não falamos de coisas abstratas. O amor de Radha e Krishna por nós se manifesta através do amor do Senhor Caitanya. Ele fundou uma missão junto ao Nityananda Prabhu, uma missão de amor com muitos nomes: Vrinda, Caitanya Gaudiya Math, mas todos são um só com um nome: Refúgio. Quando você quer entrar nesta mística e nesta compreensão: Krishna é eterno servo de Radharani e Radharani é eterna serva de Krishna, você tem que se tornar um eterno servo dEles. Estar identificado com o plano eterno da felicidade de todos. Sarve sukheno bhavantu e isso é que você se comprometa com tudo onde a humanidade necessita de ajuda.

            Assim é como Radha e Krishna querem se envolver na sua vida, na forma que você se vincula com o mundo. Não é que você esteja à parte do mundo, senão que comprometido. Ninguém está longe de Krishna em essência, todos somos animados a ter uma participação no plano divino e isso é algo de muita substância, necessitamos de Radharani, sem Ela não podemos viver. Ela é quem nos fornece a necessidade de servir aos demais. Dou um exemplo:
            O presidente do templo prega e muita gente chega por sua pregação. Quando alguém chega e diz: “Eu quero servir”, e o presidente o ocupa em um serviço, esta é a conexão, é quando se manifesta todo este amor a Srimati Radharani, quando atende a todos aqueles que estão necessitados, quando você atende às pessoas que necessitam atenção, quando você faz parte do plano de sentir a necessidade do mundo pelo amor divino. Por isso, os pais devem orar para que as crianças sejam servas de Radharani. Quero que meu filho se torne um servo de Radharani. O presidente do templo também ora pelo mesmo, o mestre espiritual também. Eu desejo que todos os meus filhos, todos os meus discípulos se tornem verdadeiros devotos de Radharani.
            Todos somos parte da energia circulante divina, tudo o que Krishna fez é perfeito, Ele nos quer muito. Não podemos recriminar nada. Se há algo que não é gratificante para nós, tenha seguro que isso também é parte do plano de Deus. Radharani faz tudo para que Krishna seja supremamente feliz.
            Eu renunciei minha liberação para ajudar aos demais. Na Consciência de Krishna temos que entender que o mais valioso é fazer a outros conscientes de Krishna. Quer entrar no campo de Srimati Radharani? Quer ser parte do grupo íntimo de Radharani? Então, você deve desejar correr para ajudar aos demais. Um devoto de Radharani é alguém com um forte desejo de mostrar a outros o caminho do amor espiritual para que deixem de sofrer. Sua tarefa é trabalhar na espiritualidade dos demais. Um servo íntimo de Radharani é aquele que está plenamente identificado com as urgências deste mundo. Eu repito este mesmo conceito muitas vezes para confirmar que não há outra compreensão ou revelação mais íntima. Não é que os yogis mais elevados tiveram outra realização superior... Srila Prabhupada, Srila Sridhar Maharaj, Srila Puri Maharaj nos deram essa mesma compreensão e meu dever é lhes entregar esta revelação no dia de hoje.
            O nascimento de Srimati Radharani é um drama muito intenso. Quando Ela nasceu, não abriu os olhos. Qualquer pai ou mãe pode imaginar isso: Os pais de Radharani fizeram uma grande festa pelo nascimento de Radharani. Na casa do rei Vrisabanu se realizou a grande festa e ali foram convidados os pais de Krishna. Eles levaram Krishna, e assim, Krishna chegou a Radharani e ela abriu os olhos para ver a Seu Krishna e se manifestou este amor de qual estamos falando. Uma flechada transcendental, amor à primeira vista. Só pelos olhos de Radharani se pode ver Krishna. Sem a visão de Radharani, a mãe cósmica, a mãe da devoção, a soma total de todo êxtase e misericórdia, é impossível que você chegue a Krishna. Se seu serviço a Krishna não for um serviço a Radharani, então não pense que seu serviço será considerado por Krishna.
            Hoje, em Medellín, fazemos uma oferenda especial a Radharani: o livro do sistema de Yoga Inbound. É um livro que também se manifestou aqui com a ajuda da madre Raval que trabalhou neste livro também.
            Então, assim seguimos a festa de Radharani. É um dia de renovar votos ou tomar votos em oferenda a Srimati Radharani, se vocês fizerem isto, então me ajudariam muito em meu serviço pessoal a Radharani. Se eu puder inspirar vocês para que se tornem mais rendidos a Radharani, então a minha vida é perfeita, o meu serviço seria perfeito. Assim, como mendigo do amor, eu lhes peço, lhes rogo, por favor, façam algo grande para Radharani nesta vida. Este é meu pedido neste dia e espero que chegue ao coração de todos, e que cause uma transformação tão grande que também transforme este mundo em um lugar mais feliz para todos, incluindo aos animais, também começando por tua própria família, por teus entes queridos, por todos os que Krishna mandou à tua vida, isso foi para que você tivesse um papel de transformar teu amor por eles.
            Srimati Radharani ki jay!
            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

domingo, 16 de setembro de 2012


O Senhor do coração

Hawaii, 16/09


“Brasil é o lugar de pregação que meu Mestre Espiritual me deu pessoalmente como serviço. Isso é chamado data desh. É por isso que quis por este nome a nossas deidades lá, Mahaprabhu Gandharvika Giridhari, em honra a Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, meu Param Gurudeva. Quando se tem um lugar para cuidar, que tem sido entregado pessoalmente pelo Mestre Espiritual, tem que se comprometer 100% com ele. Prabhu Data Desh não é uma aglomeração física, nunca o senti dessa maneira, mesmo que tenha uma propriedade para Krishna.”


            Srila Prabhupada ki jay. Sri Sri Guru Gouranga Radha Vrajesvara ki jay.
            Queridos devotos, lhes envio meu afeto do Hawaii.
            Estes dias têm tido encontros muito especiais com os membros de nossa família na grande ilha. Também com bons amigos do passado, vários discípulos de Prabhupada vieram para cá, como Mangala dasi, uma irmã espiritual muito querida que tem uma linda família de artistas, ela foi quem compilou o cancioneiro vaisnava em inglês, que usamos muito na Índia e na Europa.
            No dia de hoje quero falar do Senhor do coração em Sua forma de Ishtadev. Principalmente de nosso Ishtadev da Missão Vrinda, Gouranga Radha Vrajesvar. Agora na Colômbia estivemos fazendo planos do templo Radha Vrajesvar em Varsana. É um projeto muito bonito, com muitas artes maravilhosas. Decidimos que vai ser um projeto em construção que pode ser visitado por todas as pessoas. Os devotos estão fazendo maratona com umas artes muito bonitas para fazer uma grande oferenda a Srila Prabhupada e a nosso Senhor.
            Quero lhes contar hoje um pouco da história destas deidades. Este nome Radha Vrajesvar foi dado por meu Guru Maharaj, Srila Bhakti Raksaka Sridhar Maharaj. Não é um nome muito comum ou que seja usado frequentemente em deidades. Eu estava muito curioso quando Sridhar Maharaj lhes deu esse nome, inclusive aconteceu comigo em uma ocasião quando eu estava na Índia e comentei com um devoto que o nome de minhas deidades era Radha Vrajesvar, ele disse que esse não era um nome de Krishna senão que um nome de Nanda Maharaj, e logo encontrei esse nome em uma canção que Srila Jiva Goswami escreveu, e este é um nome muito confidencial, pois quando há briga entre Radha e Krishna, os parsadas ao redor perguntam: “É Krishna Vrajesvar ou é Radha Vrajesvari?”, melhor dizendo, é Krishna, o rei de Vraja, ou é Radha, a rainha de Vraja? Então, se produz uma doce disputa entre eles, onde as pessoas de Nandagram dizem que Krishna é rei de Vraja enquanto que as gopis dizem: “Não, é Radha a rainha de Vraja”. A isso podemos chamar a discussão divina sobre quem tem a última palavra na criação. Assim, Srila Sridhar Maharaj nos abençoou com esse lindo nome para nossas deidades.
            Há um tempo, escutava uma leitura do Caitanya Bhagavata onde o Senhor Nityananda chegou em um lugar onde não haviam os arranjos adequados para receber a Mahaprabhu, e Nityananda prabhu demonstrou certo nojo, ali levou Shivananda Sen e Nityananda prabhu o bateu dizendo: “Você é supostamente quem devia arrumar tudo. De que se trata isso?”,e Shivananda Sen lhe disse: “Todo mundo está correndo atrás de Seus pés e agora você os coloca encima de mim misericordiosamente”, e assim se sentiu muito feliz.
            Assim, podemos ver como os devotos estão totalmente envoltos no espírito da dedicação amorosa, e essa é a característica de todos os lugares de Vrindavan. Pode ser que ocorram algumas brigas amorosas neles, mas tudo está baseado no amor e na dedicação. Assim, nosso serviço para Gouranga Radha Vrajesvar deve ter esse mesmo espírito de dedicação profunda. No começo, antes que Srila Sridhar Maharaj lhes desse o nome de Radha Vrajesvar, eu havia posto Radha Colômbia Isvara, seguindo a linha de Srila Prabhupada que havia estabelecido a Radha e Krishna como Supremos Controladores em vários países.
            Então, nosso Ishtadev nos recorda a Srila Prabhupada e a Srila Sridhar Maharaj, assim, nossa Missão começou na Colômbia com Radha Colômbia Ishvara. Quando mostrei a Srila Sridhar Maharaj a foto de Radha Vrajesvara, Srila Sridhar Maharaj disse: “Estão Radha e Krishna, mas falta Mahaprabhu”, nesse mesmo momento fui conseguir a deidade de Mahaprabhu e pedi o nome a Srila Sridhar Maharaj, e aí ele disse: “Gouranga Radha Vrajesvar”.

Gouranga Radha Vrajesvar - Colômbia

            Como lhes dizia no começo, agora estamos trabalhando no templo principal para Gouranga Radha Vrajesvar na Colômbia, e todos os membros de nossa família estão convidados a participarem. Todos devem se identificar com este maravilhoso serviço, pois é um projeto muito grande. É nosso templo principal da Missão. Com o tempo, começamos a pensar em expandir a misericórida de Gouranda Radha Vrajesvar a outros lugares, e o primeiro foi o Chile, pois Gurudeva Atulananda estava pregando com muito entusiasmo lá. E assim foi como chegou a misericórdia ao Chile, na forma de Gouranga Radha Govindaji.
            Então, seguindo o exemplo de Srila Sridhar Maharaj e a linha de Srila Bhaktisiddhanta, começamos a instalar deidades de Gouranga, Radha e Krishna nos países onde a família ia crescendo. As deidades principais de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur, em seu Mula Math em Mayapur, são Mahaprabhu Gandharvika Giridhari. Esse lugar é conhecido também como Vraja Pattan, ou a manifestação de Vraja em Mayapur. É um lugar muito bonito e maravilhoso, poderíamos dizer que é uma das melhores comunidades ecológicas que existe, com manifestações dos lugares sagrados de Vraja, belos jardins de flores, cultivo de vegetais orgânicos, o Bhajan Kutir e o Samadhi Mandir de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, e assim, é um lugar de grande significado histórico para nossa sampradaya. Assim, eu utilizei o nome destas deidades quando retornei ao Brasil depois de muitos anos de ausência devido a muitas outras atividades. Brasil é o lugar de pregação que meu Mestre Espiritual me deu pessoalmente como serviço. Isso é chamado data desh. É por isso que quis por este nome a nossas deidades lá, Mahaprabhu Gandharvika Giridhari, em honra a Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, meu Param Gurudeva.

Mahaprabhu Gandharvika Giridhari – SP – Brasil

            Quando se tem um lugar para cuidar, que tem sido entregado pessoalmente pelo Mestre Espiritual, tem que se comprometer 100% com ele. Prabhu Data Desh não é uma aglomeração física, nunca o senti dessa maneira, mesmo que tenha uma propriedade para Krishna.
            Assim, meus queridos devotos, lhes peço que todos se identifiquem com o templo para os nossos Senhores Gouranga Radha Vrajesvar. Eu quero que cada país se identifique em apoiar um dos templos do Yoga Planetário em Varsana. Peço aos líderes dos templos que tomem este serviço como um compromisso constante. Ser um líder significa proteger a todos os que temos baixo a nosso cargo: os brahmacaris, as devotas no Visnu Priya Ashram, os amigos, etc., mas tudo isso recebemos por misericórdia do Ishtadev.
            A madre Radha Prema na Colômbia é quem está recebendo as doações de apoio à construção do Yoga Planetário e Nitya Kirtan prabhu é o querido líder de Varsana que está protegendo este projeto junto a um maravilhoso grupo de artistas. Todos podem participar de uma maneira ou outra, seja financeiramente ou indo diretamente colaborar na construção, assim como estão fazendo em Bogotá, organizando um mutirão de serviço todas as semanas. Temos muitas pedras para mover, já terminamos o primeiro truly que foi uma prova para ver o que se podia fazer.
            Eu agradeço a todos os devotos que têm participado durante este tempo e aos que seguem participando. Krishna está nos dando a chance para ser parte deste projeto tão único e bonito. Claro, isso não chega nem a ser comparado com tudo o que Srila Prabhupada fez por nós, que é algo totalmente maravilhoso e incrível, por isso, peço as bênçãos ao nosso Senhor para que nos permita terminar este lindo projeto.
            Muito obrigado a vocês por compartilhar este momento hoje. Mantenham-se informados de como se está desenvolvendo este projeto e, mesmo que não possam enviar nem um centavo, ou não tenham a possibilidade de ir apoiar fisicamente, peço que se contatem com os devotos que estão lá e os encham de entusiasmo, assim, eles podem se dar conta de que toda a Missão Vrinda está pendente do desenvolvimento do serviço que eles estão fazendo, pois o que estão desenvolvendo é realmente histórico. Uma maravilhosa oferenda para nossas Senhorias Gouranga Radha Vrajesvar.

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

domingo, 9 de setembro de 2012


A pregação é vida

Miami Mandir, 09/09


Às vezes, quando eu dou palestras do amor universal em lugares públicos, eu uso um linguajar mais popular, porque eu quero atrair às pessoas que ainda não conhecem a tradição védica. Mas também temos nossa linguagem íntima interna, com nossos mantras do Mangalacaranam e isso não se deve perder e não se esqueça que à parte do maha mantra e do panca tattva mantra, os dois mantras mais importantes para todos são: ‘vancha kalpatarubhyas ca...' e 'trinad api sunicena...' Quem não conhece estes dois mantras e não trata de colocá-los em prática, realmente não entende nada da Consciência de Krishna."


            Meus queridos devotos, um abraço do meu coração. Aqui em Miami, depois de uma linda visita por Guatemala e México, vendo como a misericórdia de Srila Prabhupada cada vez se expande mais e mais, sempre olhando o lindo sorriso dos devotos e dos novos membros da família que decidiram seguir suas vidas vivendo os ideais vaishnavas. É surpreendente ver como a mensagem de Caitanya Mahaprabhu se multiplica cada vez mais. Aqui estamos de novo sentados de frente ao Hotline Chat como de costume durante tantos anos.
            Quero oferecer meus respeitos ao prabhu Rupa e à sua esposa Parvati pelo trabalho duro que estão fazendo na Guatemala. Ele está conseguindo se tornar uma personalidade de opinião pública da Guatemala, sem constar que está educando seus lindos filhos em consciência de Krishna. Ele é um defensor do dharma através de sua revista e programa de televisão que sai 4 vezes na semana, que se chama C4TV. Vendo todo seu trabalho, fico muito impressionado. Ao mesmo tempo, em pleno centro da cidade, tem um lindo Mahaprabhu Mandir, restaurante vegetariano e Academia Vaishnava.
            As visões minha e dele não são só Guatemala, queremos revitalizar toda a espiritualidade e ânimo para toda América Central. Sentimos como um dharma nosso, porque temos mais de 33 anos envolvendo nossas vidas com os países centro-americanos que estão cheios de afeto e doçura por parte das pessoas, como o resto da América do Sul e do México.
            O espírito amoroso da pregação toma novos caminhos, alguns se manifestam na Revolução da Colher, outros na Oída-terapia, outros na Féducação, outros na escola de Yoga Inbound, outros nos Rasa Yatras e claro, na base de tudo, em nossa prática de Bhakti Yoga, graças a Srila Prabhupada. Às vezes vejo que nós movemos muitos temas e os devotos estão alcançando o conhecer e distinguir entre os diferentes programas, sobretudo porque alguns projetos são uma pregação muito indireta, enquanto que nossa prática pessoal individualizada e nossos templos são muito íntimos, e com o standard que Srila Prabhupada nos pôs ou até onde podemos alcançar para seguir este standard, por exemplo:
            Outro dia, em Xochimilco, tivemos uma caminhada de Harinam com muitos figurinos e cartazes da Revolução da Colher, e bem na frente havia um banner grande que dizia “Pacto Mundial Consciente”, e todos somos membros do pacto mundial consciente e é uma forma que fazemos para poder falar com muitas pessoas no mundo para entusiasmá-las com valores superiores, não é a festa Hare Krishna que opera baixo a bandeira do pacto mundial consciente. Temos que saber diferenciar, por exemplo, a Associação Mundial Vaishnava, somos membros dela, mas Vrinda não é a Associação Mundial Vaishnava nem eu sou o presidente, mas na verdade eu queria falar de outro tema, o que eu quero explicar é a grande necessidade de que os devotos não esqueçam as coisas mais básicas. O básico é o seguinte:
            Começar o dia com sadhana, cantando suas rondas, fazendo um artik e escutando uma aula, preocupar-se de que tudo o que coma tenha sido oferecido, conhecer o mantra de reverências a seu mestre espiritual e pelo menos canções que se cantam todos os dias, pelo menos em português, também que se guarde sagradamente a atmosfera amorosa entre os devotos e que façam os ishtagostis semanais, onde se relate de forma muito entusiástica as conquistas da pregação para se animar e informar, sendo totalmente proibido que nestas reuniões exista qualquer tipo de castigo, crítica ou conflito da comunidade, pois para isso existem as conversas com os devotos maiores em particular para solucionar possíveis probleminhas. Também deveria ter uma meta mínima, mínima de memorizar 10 versos dos sastras para que pelo menos conheça como soa o sânscrito e a importância dos sastras na pregação.
            Às vezes, quando eu dou palestras do amor universal em lugares públicos, eu uso um linguajar mais popular, porque eu quero atrair às pessoas que ainda não conhecem a tradição védica. Mas também temos nossa linguagem íntima interna, com nossos mantras do Mangalacaranam e isso não se deve perder e não se esqueça que à parte do maha mantra e do panca tattva mantra, os dois mantras mais importantes para todos são:


“vancha kalpatarubhyas ca krpa-sindhubhya eva ca 
patitanam pavanebhyo vaisnavebhyo namo namah”

“Ofereço minhas respeitosas reverências a todos os devotos vaisnavas do Senhor que estão cheios de compaixão pelas almas caídas e que são como árvores dos desejos que podem satisfazer os desejos de todos.”

e

“trinad api sunicena 
taror api sahishnuna 
amanina manadena 
kirtaniyah sada harih”

“Seja mais humilde que a pisoteada grama, 
Mais tolerante que a impassível árvore,
Para ti nada espera, a todos venera,
Assim, ‘Hari’ poderás sempre cantar.”
(3ª estrofe de Sri Sri Siksastaka)

            Quem não conhece estes dois mantras e não trata de colocá-los em prática, realmente não entende nada da Consciência de Krishna, e quem não conhece o pranam mantra de Srila Prabhupada e de seu Guru, não conhece a história nem saberá como oferecer a comida.
            Lembrem-se todos vocês destas coisas tão básicas que podem parecer algo sem importância, mas para mim sim são muito importantes, porque eu às vezes vejo que há devotos que não foram treinados nestas coisas básicas, como os devotos maiores estão ocupados fazendo coisas com a televisão, ou com as relações públicas que se esqueceram que há devotos novos sempre, e a eles tem que incentivá-los a conhecerem o básico da filosofia e ler pelo menos o Sri Isopanisad e o Bhagavad Gita.
            Encantam-me as imagens da Consciência de Krishna, o que dizer das deidades, mas o processo não é só olhar imagens, também é escutar e cantar mantras e filosofia, e Srila Prabhupada ficava muito feliz quando um devoto se tornava estudioso. Às vezes os devotos não podem manter um lugar pelo aluguel, como em Terni, na Itália, ou em forte aventura. É claro que é muito triste quando em um lugar é oferecido algo público e de repente este serviço já não existe, pois para isto sempre deve haver uma identificação e uma participação de todos os participantes para que a carga financeira não caia um ou dois somente, e para isto é preciso ter uma certa pregação para que as pessoas estejam pendentes da realidade e para que as pessoas se inspirem para colaborarem e sacrificarem-se. Mas, como diz o ditado: “Não a mal que bem não traga”, às vezes temos que tomar consciência de que tem que por mais ênfase em algo para que funcione, e isso geralmente se chama “sacrifício e maratona”, porque estas são as coisas que fazem funcionar tudo, porque nem sequer a mim alguém passou e ofereceu-me um cartão de crédito dizendo: “Que carregue qualquer custo do templo com este cartão e não se preocupe”, mas o que acontece comigo é que me consultam de diferentes partes do planeta em como podem pagar suas contas, e eu sempre tenho que dizer-lhes o mesmo: “Pelo milagre do sankirtan”, o milagre dos mendigos do amor que caminham com Okizinhos, livrinhos, CDs ou prasadinha, despertando um pouquinho de generosidade nas pessoas.
            E com isto, os devotos vão se mexendo pelo planeta inteiro e têm estabelecido belos templos, e até conheço muitos grihastas que estão mantendo sua família assim, para que possam seguir pregando e não trabalhar o dia inteiro em uma fábrica. Hoje em dia no que se refiram a CDs, DVDs e publicações, nós temos um arsenal para oferecer, que até daria medo ao exército dos Estados Unidos, porque há tantos livros, tanta música e tanto néctar de que se alguém o conhecesse, teria que sair já de maya por obrigação, só falta convencê-los a estudarem.
            À parte disto, este é o sankirtan que permite nos manter em contato com muitas e muitas pessoas e de fazer uma campanha massiva de conscientização e para isso seguimos tirando novas ilustrações continuamente.
            Hoje estamos lançando 10 Okis clássicos que temos elaborado entre mim e a bhaktina Yoko em Miami, que são super divertidos e muito artísticos, do que se refere a México Yatra, onde estive antes de Guatemala, é incrível como cada dia tem mais apreço os nossos esforços e como tem grandes talentos que estão surgindo lá. Quando estive em Morelia, um templo bastante elegante de Caitanya Mahaprabhu, eu fiz um trabalho para a Féducação comentando o documentário da “Educação Proibida”, do outro lado, o prabhu Dharma acaba de produzir uma seleção de um Power Point derrotando o materialismo e sua história. Falta pouco para que termine e este será outro material excelente.
            Por outro lado, Puebla Mandir tem um altar muito lindo do Senhor Jagannatha e também há duas clínicas médicas conscientes. Também nos ofereceram 10 hectares de terra para fazer um cultivo de vegetais orgânicos massivos. É um projeto interessante do prabhu Gita e a terra de seu pai, só requer uma organização tremenda. Vamos ver do que são capazes nossos irmãos mexicanos. E para finalizar este chat de hoje: “A pregação é vida”, é a melhor maneira de manter a cabeça em ordem.
            Um último anúncio: estamos lançando um projeto “Arte Consciente Imortal” que se refere em preservar e recordar coisas maravilhosas que têm ocorrido ou que estão sendo produzidas, pintadas, composto no mundo vaisnava, especialmente de Vrinda, mas também contribuições lindas de outros vaisnavas que possam existir de forma despercebida através do projeto “Arte Consciente Imortal”, já que estas coisas têm valores que não são restritos pelo tempo. Se algum de vocês conhecer alguma canção, uma fotografia extraordinária, um belo poema, que queira que seja incluído em nossa seleção, qualquer clip musical ou documentário importante, seja amável e mande o arquivo ou o link dele para a coordenadora do projeto, Ramesvari devi dasi: ramesvaridd@gmail.com
            Agora me despeço de todos. Aqui vamos ter um festival de domingo em Miami, já estão começando a chegar os amigos. Desejo-lhes todo o melhor, queridos devotos e lembrem-se da mensagem: Não esquecer nossa base.
 Jay Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

domingo, 2 de setembro de 2012


Tornarmo-nos servos

México, 02/09


“Eu entrego a vocês o que amo: amo o Srimad Bhagavatam, o Bhagavad Gita, a revolução da consciência, o sol, a lua, a terra, porque assim me entregou Prabhupada. Somos parte disto, estas palavras são para os que se iniciam e também para os que queiram conhecer este processo, a verdade é que nós somos seus servos, conte-nos como servos e torne-se servo. O que não se torna servo não entende este processo.”


            Discípulos tinha, apóstolos tinha... O bom de Srila Prabhupada era o néctar de ter escrito sua própria Bíblia. Era como um Che Guevara espiritual. Prabhupada disse: “Eu pus nos meus livros tudo o que vocês devem saber.” Alguns dos discípulos mudaram algo para melhorar o inglês, mas para nós na família Vrinda, não é um ponto de conflito, porque acreditamos que o que Prabhupada nos deu é tão grandioso que cada um pode seguir o que ele nos deu e isso não mudará o tema. Prabhupada foi muito claro: tudo é lindo e bonito, ninguém mudará.
            Srila Prabhupada escreveu seus livros pessoalmente em muitas quantidades, à parte das conferências. Não está editado com vírgulas nem til. Por exemplo, quando eu escrevo, digo: “Oh, que terrível. Ainda bem que tem gente que edita bem para que não me castiguem da escola espanhola.”
            Nós adoramos a substância, a essência, nem sequer a essência ou um livro são bases claras para dizer que até os livros transcendentais têm suas imperfeições. Resumo é um resumo. Prabhupada nos deixou uma orientação clara: “Qualifica-se para ter um programa de distribuição de prasadam, igual a Jesus que alimentou 5000 pessoas com pão”, meu mestre espiritual tinha 40 rúpias no bolso e distribuiu muito prasadam na Índia e a distribuição ainda não parou.
            Quantos se tornaram vegetarianos... Isso é incalculável. Prabhupada estabeleceu as comunidades espirituais, como Nova Vrindavan, praticamente o mundo inteiro - nós as chamamos de Eco Yoga Aldeias. Estamos lutando pelo planeta, a questão é muito séria. Como vamos continuar servindo as glórias de Prabhupada? E os que se iniciam hoje, eu sinto que Prabhupada os chamou, essa é minha tarefa e a tarefa de Swami Maharaj e do que queira participar.
            Representantes de Prabhupada... Isso não é fácil. Como não vai ser representante de Jesus, mas sim de Che Guevara. Sabem que gosto de Che Guevara, porque ele foi o ministro das finanças de Cuba quando ganharam a batalha, mas ele disse: “Eu quero ir à Bolívia e ajudar aos camponeses de lá”, mas o mataram; alguém que não estava buscando a comodidade nem ser o chefe dos demais. Nestes tempos, o Che Guevara era muito menos injusto, como o que fazem hoje em dia com a terra, não haviam cortado nada da Amazônia e agora 25% só para que as pessoas possam comer hamburgers. Quem são os participantes nisto?
            São necessários lutadores de amor, e Prabhupada era, e sua mensagem é para ir diretamente ao coração, diretamente à mandíbula. Aqui estamos para fazer algo bonito pelo planeta e a primeira coisa que fazemos é levar a mensagem de Prabhupada a todo o mundo. Podemos levar o cavalo à água, mas não temos que tomar, a gente sente a felicidade de pregar a consciência de Krishna, que é muita. Eu quero que vocês sintam a felicidade de distribuir consciência, se não o fizerem, o mais seguro é que deixem de distribuir consciência de Krishna, façam o que quiserem para se convencerem a pregar na vida, pregar é vida, é nossa tarefa. Dinheiro não é nada, se o conseguir para Krishna, sim, não perca amigos por dinheiro. Jesus Cristo e Che Guevara não eram comerciantes, não queriam ter economias para irem a Bahamas nas férias, não eram avarentos, eram pessoas verdadeiras. As pessoas verdadeiras não estão por trás de ti, saiba manejar o dinheiro, afinal, graças a Krishna estamos vivos ainda. Não sei como pagamos o aluguel por tantos anos... Aqui há um administrador que controla tudo. Antes acontecia de me chamarem ao estrangeiro e diziam: “Não pagamos o aluguel há 2 meses.”
            É semear consciência e é cumprir com Prabhupada, Krishna e a humildade, assim são as coisas, uma revolução amorosa. O que mais pode dizer de cada um? Na verdade, quando vocês se iniciarem hoje, eu gostaria que cada um me desse uma oferenda dizendo quem é, o que faz, se tem família, qual serviço gostaria fazer, coisas assim, um pequeno esboço. Eu posso fazer isso em um conversa, mas tomaria 20 minutos para cada um e são 50; levaria muito tempo. Cada um ponha em um papelzinho isto para eu saber mais de vocês.
            O Senhor Gouranga abriu um grupo de comando de amor instantâneo e o espírito da devoção no planeta. A mim recrutaram, fui iniciado em 1972, mas entrei em 1971. Quando você entra em um ashram, tem que estudar por pelo menos 2 ou 3 anos, mas no meu caso, me enviaram para pregar com uma bolsa e distribuía papel para as pessoas e lhes dizia para irem ao templo e pedia uma doação, mas eu pensava que era um yogi e então deveria renunciar o dinheiro, mas o presidente me disse que se eles dessem uma pequena doação ao templo, não se tornaria materialista, era ganhar energia.
            Quando uma pessoa dá uma doação ao templo ou à deidade, renuncia o materialismo. O Laksmi na Índia é muito sagrado, existe toda uma Sampradaya, Laksmi Samprayada Ramanuya Sampradaya adora a Laksmi. Nós somos mensageiros sem temor, porque temos que entregar ao Senhor Supremo. Eu entrego a vocês o que amo: amo o Srimad Bhagavatam, o Bhagavad Gita, a revolução da consciência, o sol, a lua, a terra, porque assim me entregou Prabhupada. Somos parte disto, estas palavras são para os que se iniciam e também para os que queiram conhecer este processo, a verdade é que nós somos seus servos, conte-nos como servos e torne-se servo. O que não se torna servo não entende este processo.
            Hare Krishna.

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.